1 de maio de 2009

Top 5 - merendas saborosas

Como não falei muita coisa de mim até hoje - não tive a decência de fazer um blog sério - não disse que estudei em escolas municipais do longínquo ano de 1995 até 2005. Época que convivi com pessoas bonitas, educadas e instruídas para o bem de todo o Brasil, mas isso fica para um dia qualquer.
O que interessa, meus amiguinhos, é que durante este período nos alimentavam durante o período escolar. Sim, pessoas da Avenida Paulista e arredores, eles distribuem lanches nas escolas, não tem cantina e coisas do tipo.

E eu tava lembrando das agradáveis situações que às vezes a gente passava na escola: a merenda era de excelente qualidade. Hoje, arrebatado pela nostalgia, tive vontade de compartilhar com todos as suculentas iguarias que nos enfiavam goela abaixo:



#5 - A laranja - 'Nossa Dedé, o que uma laranja tá fazendo nesta lista?', perguntou meu irmão.
O problema era que essa simples fruta cítrica era tão ácida, mas tão ácida, que a laranja do Sacomã é hoje utilizada como vinagre pelos habitantes do bairro. Eu parei de comer laranja por alguns anos devido a um furúnculo na ponta da língua que a deixava tão escamosa como o iguana que decora nosso blog. Me fodi.

#4 - A maçã e a banana - Voltando às frutas, lembrei que às vezes eles nos presenteavam com uma dessas peculiares e exóticas frutas como sobremesa. Na tua escola, seu viado, tem pudim e sorvete de creme de sobremesa, no Sacomã, frutas.
Fruta, bah! Fruta faz bem a saúde e não tem salmonela. Não entope as nossas amadas artérias e vasculares afins. Mas o problema não era esse. As frutas que nos davam apresentavam pequenas putrefações, que faziam com que o Thales, um coleguinha nosso, peidasse pra caralho. Houve um dia que o Cocrete (o Thales não gostava de ser chamado assim, mas a gente mandava ele se foder se reclamasse) bufou tanto, mas tanto, que tivemos que ter aula no pátio, para que suas bombas de metano e maçã podre se dissipassem com mais facilidade.
Para fechar, fazíamos épicas batalhas com as maçãs (com a banana pegava mal): dividíamos as 500 criancinhas em dois grupos, um de cada lado do pátio, e começávamos a atirar com toda a força. Até naquele lugar eu levei maçã, maaano.

#3 - Sanduíche de patê - O problema deste pitoresco lanchinho de patê -aquilo, feito de presunto, que mamãe põe na sua torradinha, veado - é a procedência dos ingredientes do patê. Pois ele era de salsicha, segundo a tiazinha merendeira, parecia de presunto, mas tinha gosto de cachorro.



Como desde criança eu curtia esse negócio de jornalismo e tal, perguntei para a Filó, minha Tiazinha merendeira favorita, do que era feito o patê. Aí ela me disse, 'num fala pa ninguém não, viu, fio? É de salchicha, mas a gente botamo uma aguinha pra rendê, neh?'. Nada de mais, exceptuando-se o momento em que eu, já longe da Tia, ouvi o grito 'Zeeeefa, segura esse gato que hoje é o dia dele!'

o_O

Sorte que eu nunca tinha comido esse patê miau aí =D


#2 - O leite - Na época em que minha vida acadêmica começou, principiava-se também a distribuição gratuita de dois quilos de leite em pó por mês, para cada pseudo-delinquente das escolas municipais. Sim, jovem tolo, era de graça. Meu irmão ganha até hoje.

Bom, só que nós pensávamos que o governo também só devia dar dois quilos de leite por mês para a cozinha da Escola. O leite era extremamente diluído - percebíamos com mais clareza no dia dos Sucrilhos, que eles metiam na canequinha de leite. Também percebíamos gostos diferentes do leite, além de texturas que fogem ao que eu entendo por leite. Hoje, acho que colocavam cal, farinha, tinta e coisas do tipo. Torço para que nada mais branco (é, aquilo que você pensou) tenha aditivado nossa bebida láctea.



And the winner is...



#1 - Os ovos multicor - Eu sabia que você estava sentindo falta dele! 'O lanchinho que trazia todo dia uma surpresa para você! O único em 14 tonalidades exclusivas de gema! Cada cor tem uma bactéria diferente também... você pode contrair de pênfigo e gonorréia, a aids e ebola!'Esse eu nunca tive coragem de comer. Era um dos motivos pelo qual o Thales (o da maçã) era tão odiado por seus coleguinhas.
As tias desgraçadas viam aqueles com gemas azuis, roxas, púrpuras, verdes, listradas e tal, e não faziam nada. Só falavam, 'come aí, sa porra'... eu sempre dava o meu pro Thales. Brincávamos também de futebol e o clássico Rolinho-Porrada, motivo para posts futuros.


Bom, quer coisa mais sem estilo que uma escola municipal? Ainda mais do Sacomã? Eu teria medo e sairia desta merda de blog o mais rápido possível.

7 comentários:

  1. Sem dúvida o melhor post!...ri demais...hahahaha..eh..sacoma...sab como eh...

    ResponderExcluir
  2. HAUhauha... o sanduíche de patê vinha no pão de hot dog, o arroz doce (na minha escola MUNICIPAL tinha) era aguado e as gemas multicolor da minha escola eram predominatemente VEEEERDES! E aquela lata do Leve Leite do Maluf era o ó...
    Hhuahahua... No Sacomã é ruim... na Vila Nova Cachoeiranha (ZN, é nóis)também!

    ResponderExcluir
  3. Nossa..dri esse4 venceu todos ficou beom de verdadae... e eu q pensava q a comida do restaurante do meu colegio era ruim...tva pro fora..mas de verdade...ta mtu bom esse...tem talento menino...!
    beijos
    Sah!

    ResponderExcluir
  4. HUHASUHAUSUASHUAUUHUSHAHSUAH meeu eu ri DEMAIS fato! Voce escreve beem pra carambaa bestinha (apesar de ser mta bobeira =x) HUASHSUAHSUH s2

    ResponderExcluir
  5. Só vcs..hsuahsuausa...
    rachei de riri com esse post..
    minha nostalgia tbm aflorou sabe?!...
    lembrei dos sucrilhos nada crocantes sabe...=/
    das sopinhas suuuuuuuuper suculentas de qlqr coisa...
    mas principalmente do macarrão com salsicha....uma dilícia....hsuasuah...(não como salsicha...tenho alergia...)
    mas aquelas crianças felizes...se lambuzavam...eita nóis....=D

    vc tem talento pra escrevinhar continue assim...^^

    bjão*

    ResponderExcluir
  6. nooosssaaa velho..me fez lembrar da minha natiga escola...é ceará...como eu sou uma junçao sua e do Riga...meu passado escolar se assemelha ao seu...falows ae...mande noticias...[do mundo de lá, diz quem fica...(essa musika ERA legal)]

    ResponderExcluir